26/7/2012

No Instituto Vital Brazil são inaugurados novos Laboratórios do LURAEx.  

 laboratorio-vital-brazil1211p

laboratorio-vital-brazil1128p

 

laboratorio-vital-brazil1085p

   O Instituto Vital Brazil, em parceria com a UFF, inaugurou hoje, 26 de julho, os laboratórios de Desenvolvimento de Novas Formulações e de Produtos de Microalgas, na sede da instituição, em Niterói. 

   O Laboratório de Novas Formulações é uma extensão do Laboratório Universitário Rodolpho Albino (Lura), existente há 45 anos, que se encontrava interditado pela Anvisa no interior da Faculdade de Farmácia, e que por iniciativa da Reitoria da UFF está sendo reativado no novo endereço. 

   A inauguração representa um marco na revitalização do laboratório universitário, que visa proporcionar pesquisa de extensão e produção de medicamentos e cosméticos voltados para a população em escala de bancada.  

   O presidente do Vital Brazil, Antônio Werneck, relatou que a meta do laboratório é registrar, até o fim de 2013, 41 medicamentos fitoterápicos desenvolvidos por eles. O Ministério da Saúde exige que tanto as matérias primas utilizadas quanto toda a produção seja brasileira. Já o Laboratório de Produtos de Microalgas é uma nova construção voltada para o cultivo “in vitro” de algas úteis para a produção de sais e vitaminas essenciais. Hoje, os estágios de veterinária e farmácia também são feitos no Instituto Vital Brazil, assim como a pós-graduação em Farmácia.

   “A parceria é sempre bem-vinda, e tem que haver a boa vontade de ambos as partes, e nós encontramos a boa vontade do Instituto Vital Brasil”, declarou o reitor Roberto Salles.

   Estiveram presentes ao evento, além do presidente do Instituto Vital brazil e do reitor da UFF, o presidente da Casa Vital Brazil, Érico Vital Brazil; o Diretor do Lura, Antônio Carlos Freitas; a secretária estadual de Saúde em exercício, Monique Fazzi; o vice-reitor, Sidney Mello; o pró-reitor de Extensão, Wainer da Silveira e Silva; o professor Fabio Passos, ex-pró-reitor de Extensão; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antonio Claudio da Nóbrega; e o ex-prefeito de Niterói, professor aposentado da UFF e atual Presidente da Academia Fluminense de Letras, Waldenir Bragança.